"Speak softly and carry a big stick" Theodore Roosevelt

.posts recentes

. ...

. Subtilezas

. O Incrível Hulk

. Quando a Arte era Arte 4 ...

. Stars

. Às escuras

. Al Capone

. Anda tudo maluco

. I beg your pardon?

. Não, não é estranho

.arquivos

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

Quarta-feira, 1 de Abril de 2009

Os jovens e a política

Na sua última crónica publicada na revista Pública, o Dr. Daniel Sampaio escreve: "Compreendo o que sente a gente nova: aos actuais actores da nossa cena política falta densidade, entendida como "riqueza de conteúdo; profundidade emocional ou complexidade intelectual" (Dicionário Houaiss) (...)" O pior é que a mesma coisa se poderia dizer da "gente nova": gerações de incultos produzidas pelas escolas, com a profundidade emocional de uma lesma e a complexidade intelectual de uma ameba, habituados ao facilitismo e ao horror à exigência, viciados na vertente lúdica das novas tecnologias e no álcool, incapazes de proferir uma frase em português correcto. Sim, muitos deles vão para as Universidades. E depois? Da maneira como estão organizadas, elas são apenas replicadoras dessa pobreza intelectual. Aos alunos exige-se apenas que reproduzam minimamente o que vem nos livros. Por isso, muitos deles saem das faculdades com as mesmas fragilidades com que entraram. Gente assim não sabe nem tem capacidade para exigir políticos melhores. Esta coisa do divórcio entre os jovens e a política ser defeito dos políticos é uma bela desculpa. Mas é apenas isso. Os jovens não se interessam pela política porque a política é "uma seca", porque exige uma réstia de pensamento e de raciocínio. Não espanta que os políticos que mais sucesso conseguem entre os jovens sejam as novas estrelas mediáticas, mais dadas ao slogan do que às questões aprofundadas. O que os fascina é o aparato e não o conteúdo. O conteúdo é secundário. É irrelevante. Qualquer político que tenha um discurso mais elaborado, que se digne a dizer a verdade, que não seja cool (Obama é cool) não serve, é chato e nem sequer merece ser ouvido. A classe política não está acima ou abaixo da sociedade. Ela reflecte a sociedade. E se a sociedade é pouco exigente, inculta, iletrada, pouco rigorosa...

publicado por bmptavares às 03:57
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De Alternativa Brasil a 1 de Abril de 2009 às 14:42
Entra no ar o portal “Alternativa Brasil” que vem à cena como espaço de intervenção no debate econômico e político atual. Vem para agregar notícia e opinião, na mesma velocidade da crise. Todos os envolvidos nesse projeto têm como entendimento que as oportunidades e perigos da situação atual estão a requerer um olhar diferente sobre a economia e a política.

Confira e dê sua opinião:
http://portal.alternativabrasil.blog.br/
De inframodal a 2 de Abril de 2009 às 17:03
Caro Tavares, se os jovens da sociedade hodierna são isso tudo que você assevera, incultos, broncos, boçais,etc, etc... onde é que você se situa? Numa espécie de elite bem-pensante ao arredio da gentalha. Desculpe-me, mas é o que depreendo do seu discurso.
De bmptavares a 6 de Abril de 2009 às 02:42
Caro Inframodal,

Tenho bem presente o perigo das generalizações. É evidente que a juventude tem as suas qualidades. Mas também é verdade que as gerações mais novas são as mais incultas e desinformadas desde os nossos avós (e não me refiro apenas às questões académicas), apesar de viverem num mundo com excesso de informação.
Não tenho a pretensão de integrar qualquer espécie de elite. Tudo o que escrevo nesse post pode ser apreendido de forma empírica, basta para isso estar atento às conversas nos autocarros, nos locais de trabalho, nas escolas, nos concursos de televisão, ...
De david. a 22 de Julho de 2009 às 19:44

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Março 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
25
26
28
29
30

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds